Resenha: Gestão de Alta Performance

Olá, pessoas, como vocês estão? Eu estou bem, cumprindo com uma promessa interna de resenhar tudo que eu ler, ao longo desses dias. Além de resenhar aqui, quero sempre fazer uma breve anotação no meu book journal, então… teremos alguns trabalhos e missões ao longo desse ano.

Como, infelizmente, me enrolei no final do ano, ainda estou postando resenhas de 2024, mas prometo, em breve, aparecerão as desse ano, para alegria de todos vocês.

Então, após todo um contexto lindo e belo, vos apresento a leitura mais fora da casinha, que realizei ano passado. Um livro que, com certeza, seguirá ajudando na minha profissão, Gestão de Alta Performance, de Andrew S. Grove.

Sinopse:

Tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. Escrito pelo lendário Andrew S. Grove, que por mais de trinta anos atuou na Intel, tanto como CEO quanto como presidente do conselho, este é um livro de cabeceira de importantes líderes da atualidade.

Gestão de alta performance é um guia prático que traz lições atemporais para gestores de todas as áreas, inclusive para CEOs e fundadores de startups. Com seu estilo único e direto, Grove cria analogias simples para explicar conceitos complexos, comparando, por exemplo, a gestão de uma empresa com o gerenciamento de uma fábrica de café da manhã, ou o desempenho de um funcionário com o desempenho de atletas, compondo um livro repleto de experiências que efetivamente podem ajudar os gestores em todos os seus desafios diários.

Entre os assuntos abordados estão: quais indicadores devem ser usados para aumentar a eficiência de sua empresa; como manter o foco constante no resultado (ou output); como fazer com que subordinados se transformem em membros de equipes altamente produtivas; a importância da motivação e do treinamento dos colaboradores (segundo ele, se você não treina seu pessoal, está negligenciando metade de seu trabalho como gestor).

Como diz o próprio Grove, a frase mais importante deste livro é: O resultado (ou output) de um gestor é o resultado (ou output) das unidades organizacionais sob sua supervisão ou influência. Ou seja, se suas equipes não tiverem um bom resultado, você também não terá. Diante disso, o que você pode fazer para aumentar o output de seu time?

Este livro certamente vai ajudá-lo a responder a essa questão e o levará a enxergar o trabalho de uma forma totalmente diferente.

Minha Visão:

Confesso que ler esse livro foi mais difícil do que eu pensava, foram muitos termos sérios e que envolviam meu dia a dia, mas que, mesmo assim, acabaram por complicar a leitura e me deixar, vários minutos, presa na mesma frase.

Comecei a leitura dele por uma indicação do meu antigo gerente, ele informou que seria muito bom para a minha liderança. Ele estava certo? sim, realmente estava. Alguns dos pontos tratados, eu já tinha conhecimento, mas acabou por ampliar a minha visão e me ajudar a entender outros cenários.

A forma como pensamentos e visões são trazidos, são bem interessantes, porém senti que, alguns dos exemplos utilizados, poderiam ter sido deixados de lado, e não serem levados até o fim, repetindo incontáveis vezes.

Posso falar lindamente do exemplo do ovo cozido, que foi repetido incontáveis vezes, o tempo de preparo, o planejamento, como os cenários precisam ser analisados e como isso impacta no resultado final… e sim, entendo que ajudou bastante, mas eu não aguentava mais, sem brincadeira.

Entretanto, tenho que admitir, a forma como ele abordou as reuniões e 1:1s tocaram meu coração, me fizeram ver que estou no caminho certo quanto ser uma boa líder.

Eu sei que ainda tenho muito o que aprender, estou me desenvolvendo ainda nessa vida de supervisão, mas esse é só o primeiro degrau, eu ainda pretendo chegar muito longe e, se Deus quiser, conseguirei!

Se você tem uma mente mega aberta, ao ponto de ler qualquer tipo de coisa, ou se você está na jornada de liderança, querendo aprender e coletar pontos de aprendizado, esse livro é pra você!

Minha nota:4 estrelas

E é isso, gente, espero que tenham gostado da resenha, mesmo que o livro em si não faça parte do cotidiano de vocês.

Beijinhos, fiquem com Deus e até breve! ❤️

2 comentários em “Resenha: Gestão de Alta Performance”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima